Seles - Duas escolas, sendo uma do ensino primário e outra do primeiro ciclo, com sete salas de aula cada, foram inauguradas, esta sexta-feira, nos municípios do Cassongue e do Seles, pelo governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha.
As infra-estruturas foram construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com vista a diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino.
A escola primária do Cassongue, denominada Justino Kavipotoko, em homenagem ao Soba Grande da região, que esteve no trono durante 30 anos, foi construída na localidade da Camangalãlã e vai albergar 490 alunos em dois períodos, num investimento de 132 milhões 988 mil e 594 kwanzas.
Já a escola do primeiro ciclo do município do Seles está localizada no bairro Cambota e tem capacidade para 735 alunos, em três turnos.
As obras da unidade estudantil, designada Colégio José da Silveira, em homenagem ao primeiro director municipal da Educação do Seles, tiveram a duração de um ano e orçaram em 119 milhões e 570 mil kwanzas.
Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Provincial da Educação, José Eduardo, manifestou-se satisfeito com a inauguração das instituiões de ensino, sublinhando que, no âmbito do PIIM, o Cuanza Sul já ganhou 26 escolas das 34 previstas.
“É um sentimento de orgulho, pois as duas unidades estudantis estão devidamente apetrechadas e vão influenciar em grande medida no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e de trabalho dos professores, aumentando os níveis motivacionais”, salientou.
Na ocasião, o responsável apelou aos gestores escolares e professores no sentido de se empenharem no trabalho, em prol da melhoria da qualidade do sistema de ensino.
A província do Cuanza Sul ocupa uma área de 55.660 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes, distribuídos em 12 municípios e 36 comunas.IS/MCN