Sumbe – O governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, defendeu, esta segunda-feira, na cidade do Sumbe, a conjugação de esforços dos agentes públicos e privados para a melhoria da qualidade do sistema de ensino.
Ao intervir no acto provincial de abertura do ano lectivo 2022/2023, Job Capapinha referiu que todos os agentes públicos e privados, assim como os parceiros sociais ligados ao sector da Educação são chamados a acrescentar valores úteis ao sistema de ensino e aprendizagem, para a formação de quadros nacionais de qualidade.
Neste sentido, recomendou maior organização e transparência nos concursos públicos de admissão de professores, de modo a serem enquadrados os melhores quadros no sector da Educação, em prol da melhoria da qualidade do sistema de ensino.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio Tito, disse que estão matriculados mais de duzentos mil alunos nos diferentes subsistemas do ensino geral e todas as condições estão criadas para o início exitoso do ano lectivo.
Informou que o Cuanza Sul vai beneficiar de três milhões de manuais escolares da iniciação à 6ª classe, que serão distribuídos nos 12 municípios da província.
Numa mensagem lida a propósito, os alunos congratularam-se com a abertura do ano lectivo e solicitaram a construção de mais escolas, por forma a reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.
Assistiram ao acto membros do Governo, representantes de partidos políticos e da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, professores e estudantes.
Para o presente ano lectivo, a província do Cuanza Sul vai contar com 472 escolas e mais de 10 mil professores.