Menongue – Mais de duzentos gestores escolares municipais participam, desde hoje, segunda-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, numa acção formativa, para, entre vários assuntos, aprimorarem o conhecimento sobre a inclusão educativa.
A acção formativa, com duração de cinco dias, visa aumentar o nível de conhecimento dos gestores e professores em matéria de atendimento educativo especializado, língua gestual angolana e política nacional de desenvolvimento.
Outros temas prendem-se com a educação especial, o código de Braille, bem como o plano de desenvolvimento de educação especial.
O acto de abertura foi orientado pela vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena.
Na ocasião, a vice-governadora disse que a acção formativa é uma estratégia do Executivo angolano, alinhado à formação e capacitação dos quadros do sector da educação para melhor servir e proporcionar o ensino inclusivo e de qualidade.
Referiu que, durante vários anos, as crianças foram excluídas da convivência, da partilha da mesma sala de aula com as outras, o que do ponto de vista social não era a melhor forma de lidar com a situação.
Com esta formação, os gestores e professores terão habilidades técnicas para lidar com os alunos.
Na sua visão, com este paradigma o Estado angolano vai poupar recursos que anualmente eram utilizados para a construção de escolas especiais, substituindo-as com estes projectos ambiciosos que são as escolas inclusivas, permitindo que todas as crianças convivam e aprendam juntas.
Aos formandos solicitou maior empenho e dedicação para o bem da província e do país de forma geral, garantindo às crianças inclusivas o ensino e formação de qualidade, sendo que aos formadores pediu mais paciência e coragem para que os seus ensinamentos sejam o caminho para a construção de uma Angola melhor para as futuras gerações.
Por seu turno, a chefe de Departamento de Planeamento e Estatística do Gabinete Provincial da Educação, Adelina Cassanga, informou que a formação dos gestores e professores visa o representa o cumprimento do Decreto Presidencial nº 187/17 de 26 de Agosto, que estabelece os paradigmas sobre a atenção e acompanhamento das pessoas com deficiência com base na Constituição da República de Angola.
Segundo a responsável, a finalidade da formação é preparar as escolas para receber as crianças, jovens e adolescentes no sistema de inclusão escolar e criar serviços para o atendimento público.