Moçâmedes - Cento e 10 gestores escolares do Namíbe abordam, desde oito até 10 do mês em curso, temas ligados às estratégias de resolução de conflitos laborais e os tipos de inovação de gestão escolar.
Constam das matérias em análise, o enquadramento teórico do conceito de inovação, o perfil profissional do gestor escolar à luz dos desafios do sistema educativo angolano, os tipos de conflitos laborais, suas consequências e principais factores, entre outros.
Na abertura, o director do Gabinete Provincial da Educação, Juventude e Desporto, Agostinho Neto, enfatizou que a comunicação honesta numa gestão é a chave para prevenir conflitos e construir um ambiente escolar harmonioso e produtivo para o bem-estar de todos.
Agostinho Neto justificou que uma gestão que comunica de forma clara e transparente, cria confiança e motivação diante dos docentes, funcionários e alunos.
Considera, por isso, necessária a participação activa dos gestores para que sejam capacitados, de forma a melhorar o fluxo de informação entre a escola e os membros da comunidade.
Argumentou que os gestores precisam de muito mais, por serem líderes e mediadores de conflitos laborais entre colegas e acima de tudo promotores de qualidade de vida.
Igualmente, notou, deve-se desenvolver um perfil, aptidões técnicas e métodos equitativos de gestão, habilidades emocionais, interagir com a comunidade, promover o ambiente de trabalho e tornar a escola em um local de conhecimentos.
Realçou ainda o facto de se estar a viver numa era mais dinâmica que exige transformações do uso de tecnologias digitais, a modernização do património administrativo, a criação do ambiente escolar mais dinâmico, adaptados para responder com as exigências do mundo das novas tecnologias, numa aprendizagem contínua e desenvolvimento das competências .
Fez saber ainda que a formação visa dar competências dos serviços educativos do ensino primário, reforçar as respostas das estruturas de educação e saúde, trabalhando em rede com autoridades municipais e provinciais e aumentando conhecimentos na área da nutrição e segurança alimentar.
A actividade é promovida pelo Gabinete Provincial da Educação, Juventude e Desporto, em parceria com a Organização Não Govermental , Fundação Fé e Cooperação ( FEC ). FH/FA/SEC