Gambos - O município dos Gambos, província da Huíla, terá, pela primeira vez, o seu primeiro núcleo de ensino superior a partir do próximo ano académico, um desejo manifestado há longos anos pelos jovens.
Situado a 156 quilómetros a Sul do Lubango, capital da província, os jovens dos Gambos tinham de procurar outras regiões para dar continuidade aos estudos.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, nesta cidade pelo administrador local, Francisco Barros Leonardo, referindo que vão ser ministrados nesta primeira fase os cursos ligados a ciências sociais e humanas, desde a licenciatura em sociologia da educação e sociologia política, do Instituto Superior Politécnico Sinodal, ligado a Igreja Evangélica Sinodal de Angola, IESA.
Referiu que todas as condições estão a ser criadas, como a adaptação de duas salas anexas, na razão de uma turma para cada curso e na medida que a procura aumentar dar-se resposta ampliar a sua oferta formativa.
“A administração tem prestado o apoio necessário para que as salas comecem a funcionar, no sentido de facilitar a vida dos jovens que busca formação superior”, reforçou.
Há dois dias, uma equipa da instituição académica constatou o andamento das obras das salas anexas para a instalação do ensino superior e mostrou-se satisfeita com o ritmo das obras que se encontram a 90 por cento de execução física, pelo que garantiu que no próximo ano lectivo ministrar os cursos.
Os Gambos conta desde o presente ano lectivo com cursos médios técnicos de saúde, fruto de uma parceria entre a administração municipal e uma instituição de ensino privada no Lubango.
O município dos Gambos, dista a da sede capital do Huíla, a 156 quilómetros e tem uma população estimada em 104 mil 412 habitantes. EM/MS