Luanda - A Fundação Obrabella, em parceria com a ONG Acção Humanitária Angola Unida (ACHAU), entregou hoje, (terça-feira), para a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda a escola 1503 (antigo Magistério Primário) depois de reabilitada.
O trabalho de melhoramento, nesta primeira fase, incidiu na pintura total do estabelecimento de ensino, melhoria das casas-de-banho e apetrechamento das salas de aulas com carteiras, no âmbito do programa de reabilitação das escolas a nível do distrito urbano do Rangel, sob iniciativa da Fundação Obrabella.
Na ocasião, a presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, disse que o estabelecimento de ensino é antigo e precisava de uma intervenção para o melhorar o seu aspecto.
Maria Nelemba agradeceu a parceria da Fundação, realçando que a reabilitação de mais de 20 escolas no Rangel, de outros edifícios e a atenção prestada aos cidadãos assegura a formação de muitos habitantes da localidade.
Por ser turno, a Administradora do Rangel, Nádia Neto, disse que os trabalhos feito veio dignificar todos aqueles que estão ligados ao antigo Magistério Primário.
Já o patrono da Fundação Obrabella, Pitra Neto, disse que como cidadão tem o dever patriótico e de cidadania de participar na solução dos problemas da comunidade.
Acrescentou que aquando da instituição da Fundação começou por realizar acções de benfeitoria de alguns equipamentos sociais, nos sectores da educação, saúde e no domínio do civismo.
No entanto, segundo o patrono, achou que as escolas deviam merecer um destaque especial no apoio dado pela Fundação.
Acrescentou que por ser um antigo aluno, na época dos anos de 1960 aonde frequentou o ensino primário, sentiu que era sua obrigação não só cívica, mas também patriótica de fazer alguma coisa para melhorar as condições da escola.
Disse também que a Fundação trabalha num programa de qualificação dos professores do Rangel, instituindo o prémio de “ Professor exemplar do distrito urbano do Rangel”, um projecto de aproximação dos encarregados de educação da direcção das escolas e o outro de capacitação do pessoal administrativo e auxiliar dos estabelecimentos de ensino.
Acrescentou que o programa vai beneficiar os três melhores professores de cada ano lectivo, no aspecto didáctico, pedagógico, comportamental, cívico e de disciplina, a serem indicados pelos júris dos mesmos e supervisionados pelas autoridades distritais.
A perspectiva é no final deste ano lectivo 2021/2022 possam ter os primeiros professores exemplares contemplados, podendo beneficiar de uma formação.
A escola 1.503 (antigo Magistério Primário) conta no presente ano lectivo com cerca de mil alunos matriculados no período diurno e possui 18 salas.
A Fundação Obrabella, em parceria com a ONG Acção Humanitária Angola Unida, é responsável pela construção de duas escolas de raiz, uma com nove sala de aulas e outra com seis, reabilitação e ampliação de outra com seis salas de aula e da melhoria de uma de sete salas.