Uíge - Um memorando de entendimento para a promoção de estágios profissionais foi rubricado, esta quarta-feira, entre o Fundo de Apoio Social (FAS) e a Universidade Kimpa Vita.
O referido acordo, que vai beneficiar, numa primeira fase, nove estudantes dos cursos de Economia, Direito e do Instituto Politécnico do Uíge, foi rubricada pelo chefe de Departamento Provincial do FAS, Fila Brâncel, e pelo reitor interino da Universidade Kimpa Vita, João Gaspar da Silva.
Na ocasião, o chefe de Departamento Provincial do FAS, Fila Frederico Brâncel, explicou os estudantes terão um subsídio de 50 mil kwanza mensal e uma ajuda de custo de Kz 35 mil sempre que se deslocarem em zonas de difícil acesso, num periódo de seis meses.
Por sua vez, o reitor interino da Universidade Kimpa Vita, João da Silva, considerou importante o acordo por permitir aos estudantes finalistas associar os conhecimentos teóricos à prática.
Em função disso, apelou aos beneficiários para se empenharem e considerem o estágio como o primeiro passo na vida profissional.
O FAS, na província do Uíge, actua nas áreas de inclusão produtiva, agente comunitário, sanitário, entre outros, e desenvolve actividades nos municípios de Negage, Quitexe, Sanza Pombo, Milunga, Maquela do Zombo e Mucaba.
A Universidade Kimpa Vita foi fundada em 2009 e lecciona os cursos de Direito, Economia, Agronomia, Engenharia Informática, Contabilidade e Gestão, Engenheira Hidráulica, entre outros.