Benguela - O Fundo de Apoio Social (FAS) – Instituto de Desenvolvimento Local e a Universidade Katyavala Bwila (UKB) assinaram, esta sexta-feira, nesta cidade, um protocolo de cooperação no âmbito do Programa Nacional de Estágios Comunitários.
A directora provincial de Benguela do FAS, Jasmim Ndatimana, e o Reitor da UKB, Albano Ferreira, rubricaram o acordo, na presença de um representante do Governo Provincial e de membros de direcção da instituição do ensino superior.
O Programa Nacional de Estágios Comunitários é uma iniciativa do Fundo de Apoio Social (FAS) - Instituto de Desenvolvimento Local, implementada desde 2021, que visa complementar a formação de estudantes licenciados e pré-licenciados nas mais diversas áreas de ensino.
Na ocasião, Yasmim Ndatimana informou que o estágio comunitário tem a duração de seis meses, durante os quais os estudantes vão poder desenvolver habilidades e competências profissionais, saindo melhores preparados para enfrentar o mercado de emprego.
A responsável disse que o programa já beneficia 24 estagiários na província de Benguela, sendo 10 do sexo masculino e 14 do feminino, dos quais dois já foram contratados pelo FAS e cinco por outras instituições locais.
Deu a conhecer que, desde o início da implementação do programa, mais de 400 estagiários já foram abrangidos em todo o país, sendo que 80 já se encontram no mercado de trabalho.
Por seu turno, o Reitor da UKB, Albano Ferreira, manifestou a sua satisfação pela escolha da UKB como parceira, dando aos seus recém-licenciados a oportunidade de frequentarem estágios profissionais.
"Esperamos que esta abertura venha a fazer parte do programa social de outras instituições e empresas públicas e privadas da região, e de Benguela em particular", augurou.
Explicou que o protocolo vai permitir à UKB ter o Instituto de Desenvolvimento Local como parceiro para realização de estudos e tratamento de dados de interesse comum, relacionados com projectos de intervenção e implementação de acções sociais orientadas para as comunidades, com o envolvimento e engajamento da população.
Albano Ferreira espera que as competências que os estudantes venham a adquirir no estágio que estão prestes a iniciar possam ser aplicadas ao longo do seu percurso profissional, como resultado do mérito previamente alcançado durante a sua formação.
O Programa Nacional Estágios Comunitários é uma iniciativa do FAS e implementado desde de 2021 com o objectivo de proporcionar experiência profissional a estudantes recém-licenciados ou em fim de formação em instituições públicas e privadas do ensino superior. CRB