Luena - O Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) prevê expandir, no país, o memorando de cooperação com as instituições de ensino superior públicas e privadas, para facilitar os estágios profissionais para os estudantes finalistas.
O facto foi anunciado pelo director-geral do FAS, Belarmino Jelembi, num encontro
que manteve hoje, quinta-feira, no Luena, com as direcções e estudantes das três instituições do ensino superior (privadas e públicas) existentes na província do Moxico.
O director-geral do Instituto de Desenvolvimento Local disse que o programa Nacional de Estágios Comunitários, instituído em 2021, visa aprofundar o aprendizado para que os estudantes tenham a oportunidade de se formarem e terem o seu primeiro emprego.
O programa apoia a realização de monografias, dissertação e tese, pois hoje em dia os estudantes do ensino superior debatem-se, nas instituições públicas e privadas, com a problemática de informações, dados e estatísticas.
Os Estágios Comunitários serão um meio de avaliação, de escrutínio científico, da intervenção do terreno e, com o tempo, poderão se criar, nas escolas, bibliotecas, artigos instrutivos, documentação qualificada sobre trabalho social e da vivência das comunidades rurais.
Belarmino Jelembi informou que no Moxico estão abrangidos o Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), Instituto Politécnico Privado do Luena (ISPP/Luena), e o Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico, que deverá assinar o protocolo de cooperação a sexta-feira.
Por seu turno, o presidente do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico, Jorge Chalelo, disse esperar que os beneficiários aproveitem a oportunidade que irá minimizar as diversas dificuldades dos finalistas, no que toca ao apoio dos trabalhos de fim de curso.
No presente ano lectivo do ensino superior, o Instituto de Desenvolvimento Local controla 350 estudantes, nas 18 províncias do país.
O Instituto de Desenvolvimento Local (ex - Fundo de Apoio Social - FAS) é uma agência governamental que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. LTY/YD