Chibia - A falta reagentes nos laboratórios de Biologia, Química e Física, do Liceu nº 454, no município da Chibia, província da Huíla, desde 2020, está a comprometer o seu normal funcionamento, beliscando o ideal perfil de saída dos alunos.
O Liceu 454, o único no município, com 12 salas de aulas, quatro laboratórios, incluindo o de Informática educativa, estão todos equipados com material de ponta, com um grau de operacionalização de 60 por cento, foi construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O Liceu está em funcionamento há três anos, com 653 alunos matriculados no presente ano lectivo, distribuídos nos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, Ciências Económicas e Jurídicas, Ciências Humanas, cujas aulas são ministradas em três turnos por 62 professores, segundo o coordenador do Curso de Biologia, António Sassoquele.
Em declarações à ANGOP, António Sossoquele fez saber que os laboratórios dispõem de reagentes, mas estão com as datas vencidas desde 2014, no entanto a escola só tem três anos e os reagentes já estão no país há mais tempo.
António Sossoquele, sem especificar os tipos de reagentes vencidos, referiu que apesar do prazo, os mesmos tem sido utilizados apenas para demonstração, sem efectuar experiências propriamente ditas.
Uma outra preocupação, refere, é a necessidade de formação para que os professores das áreas dos laboratórios aprofundem os conhecimentos sobre o manuseamento correcto dos equipamentos dos laboratórios, a fim de transmitirem aos alunos com maior precisão e eficiência aos.
“Temos estado a pedir fundamentalmente a direcção província da Educação, no sentido de dar algumas formações, pois há materiais que nunca tivemos contactos nas instituições de ensino superior por onde passamos, no entanto as formações são necessárias para podermos inovar o nosso ensino”, sublinhou.
Entretanto, o administrador municipal da Chibia, Sérgio da Cunha Velho, fez saber que o assunto é de domínio do Governo Central, pois a problema foi apresentado à Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que visitou o Liceu.
Destacou que o Liceu é uma Escola do Segundo Ciclo e já deveria ser orçamentada e estar sob a responsabilidade do gabinete provincial da Educação, enfatizando que não tem recursos próprios, mas a administração municipal aos poucos tem suprimido alguma carência.
O município da Chibia dista a 42 quilómetros a Sul da capital huilana, tem uma população estimada em 250 mil 590 habitantes espalhados pelas quatro comunas e 28 povoações. BP/MS