Luena - A produção e divulgação de dados estatísticos no sistema educacional são factores determinantes que ajudam na planificação e melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, afirmou hoje, no Luena, o especialista em estatística aplicada, Ngaiele Fundão.
Ao falar sobre a importância da estatística no sistema educacional, durante o X Conselho Consultivo alargado do sector, o especialista disse que os dados estatísticos ajudam a comunidade nacional e internacional a ter uma noção concreta sobre a realidade da educação numa determinada região e alocar recursos financeiros e materiais para a melhoria do ensino.
O especialista apontou a taxa de analfabetismo e o percentual da população com acesso ao ensino como indicadore para se aferir a realidade no ensino numa região.
Por isso, defendeu ser necessária a divulgação de dados nos diversos meios, com destaque à internet.
Lamentou a falta de literacia estatística nas instituições de ensino do país e da província do Moxico, de forma particular, na produção e divulgação pública, principalmente na internet, de dados estatísticos.
Os participantes ao conselho consultivo, que termina hoje, no Luena, sob lema “A educação que temos e a educação que queremos", estão a reflectir sobre a qualidade da educação, o sucesso e insucesso escolar, responsabilidade e responsabilização dos agentes de educação.