Luanda – Escolas do ensino primário e centros infantis da província de Luanda beneficiaram hoje, terça-feira, de 660 mil kits de materiais para saúde buco oral, informou o secretário de Estado para Educação Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco.
O responsável prestou esta informação durante a cerimónia de entrega simbólica destes bens,compostos de pastas dentais e escovas, que decorreu no Centro Infantil Comunitário Mukelembe, no distrito urbano do Zango, no município de Viana, em Luanda.
O secretario de Estado precisou, entretanto, que o processo visa cuidar da melhor forma a higiene dos dentes, da língua, bem como mastigar devidamente os alimentos para manter a melhor qualidade de vida individual.
Apelou a comunidade escolar pública e privada a implementar diante das crianças, a prática diária da higiénica bocal, para se prevenir da carie dentaria e outras doenças oportunistas.
Precisou, por outro lado, que esse processo de educação conta com a parceria da Direcção Nacional da Saúde Pública e da empresa Colgate Angola, que ofereceu os kits para província de Luanda.
Quanto a distribuição desse material em várias escolas do ensino primário e centros infantis da capital do país, informou que começa a ser feita na quarta-feira (7).
Por sua vez, o representante da Colgate Angola, Nelson Borges, afirmou que esse projecto é frequente em todos os anos, mas em função da Covid-19, em 2020 apenas abrangeu aos alunos da 5ª classe.
Destacou que a distribuição nos pontos focais é sobre a responsabilidade das Direcções Municipais da Educação sobre fiscalização de técnicos da empresa que dirige.