Ombadja – A escola primária 11 de Novembro venceu esta segunda-feira, no município de Ombadja, província do Cunene, a terceira edição da feira da Educação, Ciência, Tecnologia e Artes.
O evento, de três dias, contou com 26 instituições do ensino primário, I e II ciclo, que concorreram em seis categorias agrupadas, desde a produção de meios de ensino, habilidades académicas em salas de aulas, artesanato, criatividade, produção de maquetes, tecnologia e inovação.
A escola 11 de Novembro foi a que mais se destacou com a melhor exposição e apresentação na feira. Levou como prémio 150 mil kwanzas, uma impressora e um kit de produção de meios de ensino.
Para o I ciclo, em primeiro lugar ficou o Complexo Escolar Rei Shihetekela, que teve como prémio 100 mil kwanzas e cinco alunos seleccionados para frequentar os cursos técnico-profissionais em artes e ofícios.
Já para o II ciclo, destacou-se a escola Rei Haimbili ya Haufiku que levou uma coluna de som com bluetooth, para actividades escolares e 10 alunos seleccionados para a formação profissional em várias especialidades.
No acto de encerramento, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, enalteceu a iniciativa do gabinete da educação pela realização do concurso que permitiu estimular os alunos a demonstrarem na prática o que sabem fazer.
A responsável incentivou os vencedores e outros a continuarem a inovar, através da troca de experiências, para que na próxima edição da feira apareçam ainda melhores.
Em 2023, o complexo escolar Simione Mukune foi o grande vencedor da 2ª edição da feira da educação, na categoria de meios de ensino e inovação, no município de Ombadja.
Para o ano lectivo 2023/2024, foram matriculados no município de Ombadja, 52 mil alunos do ensino primário ao II ciclo, enquadrados em 62 escolas e acompanhados por mil 283 professores.
O município de Ombadja conta com um universo de 394 mil e 964 habitantes, distribuídos nas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo.
No geral, a província do Cunene tem 228 mil e 770 alunos, em 334 escolas do primeiro ciclo ao ensino médio, acompanhados por cinco mil 886 professores. PEM/LHE/OHA