Uíge - Quatrocentos e 79 professores admitidos no concurso público de 2023-2024, na província do Uíge, iniciaram nesta segunda-feira uma formação sobre o projecto de indução profissional, visando obter conhecimentos sobre as normas que regem o funcionamento do sistema da educação.
A iniciativa, que visa melhorar o desempenho do educador de infância, professores do ensino primário e do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário, vai abordar sobre ciência, métodos e técnicas de ensino, planificação de aulas e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
A formação, que termina no próximo dia 22 do corrente mês, visa incutir nos novos professores a cultura organizacional do sistema da educação e ensino, para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e geradora de saber para vida, assim como reforçar as competências em técnicas, métodos de ensino e avaliação dos alunos.
Na abertura da acção formativa, a directora do Gabinete Provincial da Educação no Uíge, Passi Mafuta, disse que o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 visa referenciar a necessidade de definir o programa de apoio à integração profissional dos professores nos primeiros anos do exercício da actividade docente.
Por isso, exortou os professores a dedicarem-se na formação, justificando que serão transmitidos conhecimentos importantes para o exercício da actividade lectiva.
Por sua vez, o administrador Municipal do Uíge, José Raimundo Teca, pediu aos novos professores maior reflexão, empenho, dedicação, amor e carinho nesta nova etapa da vida enquanto professores.
Considerou o acto como a reafirmação dos objectivos do governo em relação à empregabilidade da juventude, fundamentando que a educação é vista como desenvolvimento de uma nação. O sector na província controla 15.737 efectivos, dos quais 14.957 são professores e 780 funcionários administrativos.
EPP/NM/JAR