Lubango - Na ânsia de ver suas categorias promovidas alguns professores da Huíla estão a falsificar certificados de habilitações literárias, para o concurso público de promoção de carreiras 2021/2023.
Até agora o gabinete Provincial da Educação já detectou mais de 80 certificados falsos do ensino médio, de licenciatura e até de mestrado.
De acordo com a directora do gabinete Provincial da Educação, Paula Joaquim, que falava hoje, sexta-feira, à saída da segunda reunião ordinária do Governo, vai ser criada uma comissão de inquérito para apurar aonde estão a sair esses documentos falsos.
Sublinhou que para esse concurso a Huíla tem 12.600 vagas, número não alcançado até agora, porque a maior parte dos candidatos está envolvido nesses problemas.
“A maior parte deles não reúne os requisitos nos termos de referência para o concurso, mas tranquilizamos que toda avaliação está a ser feita de forma imparcial e responsável”, disse.
Pelo menos 11 mil, 133 professores, de 20 mil 918 controlados pelo gabinete provincial da educação, na Huíla, estão inscritos no concurso de promoção de carreiras em todo subsistema de ensino.