Malanje- Chefes de secção municipal de educação, subdirectores pedagógicos e professores estão a participar hoje, nesta cidade, no I encontro provincial sobre o funcionamento do Projecto de Recuperação do Atraso Escolar no Ensino Regular (PRAEER), que visa melhorar a performance dos agentes envolvidos.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, o encontro objectiva incutir nos participantes novas ferramentas didácticas e pedagógicas, de modo a reduzir a problemática do atraso escolar na província.
A decorrer sob o lema a “Transformação da Educação Começa com o Professor”, o seminário está centrado na abordagem de temas como o perfil do professor das turmas do PREEER, comprovação das aprendizagens no quadro do sistema de avaliação nacional, estratégias de gestão do calendário nacional escolar para as turmas do PREER e preenchimento da mini-pauta e da pauta final.
Durante o evento, o director do Gabinete Provincial da Educação em exercício, Domingos Quiluanje, sublinhou o engajamento do sector na melhoria do perfil de saída das crianças inscritas no PRAEER, de modo a se equipararem às das turmas normais.
O responsável apelou à contribuição dos professores, encarregados de educação e gestores escolares em prol do êxito do Projecto de Recuperação do Atraso Escolar no Ensino Regular na província.
De iniciativa do Ministério da Educação, o PRAEER visa corrigir a discrepância ainda existente no ensino primário no país.
Em Malanje, o projecto está a ser executado nos 14 municípios. RM/PBC