Sumbe – A comuna do Dumbi, localizada no município do Cassongue, província do Cuanza Sul, conta desde hoje, terça-feira, com uma nova escola primária de sete salas de aula, financiada pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A inauguração da escola, que orçou em Kz 103 milhões, 344 mil e 995, para um universo de 480 alunos em dois turnos (manhã e tarde), coube ao governador do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, constatou a Angop.
Dados do Gabinete Provincial da Educação apontam a inserção de 122 mil e 99 novos alunos no sistema normal de ensino no presente ano lectivo 2021/2022, juntando-se a outros 500 mil e 541 alunos, do ano transacto.
Job Castelo Capapinha referiu na ocasião, que marcou a abertura do novo ano lectivo, que as mudanças que estão sendo operadas na sociedade angolana remetem ao sector da Educação enormes desafios, que passam pela sua “operacionalização”, a contar com o presente e o futuro.
“Apesar de estarmos a viver uma situação difícil, por causa da pandemia da Covid-19, temos de demonstrar um trabalho sério e dar respostas aos fenómenos decorrentes das mudanças que estão sendo operadas na nossa sociedade”, disse.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio Buta Tito, informou que a rede escolar para o presente ano lectivo compreende 474 escolas, das quais oito construídas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), e um universo de dez mil e 469 professores.
Inácio Buta Tito sublinhou que, as oito escolas do PIIM, permitiram inserir no presente ano lectivo cinco mil e 40 novos alunos.
Apesar dos avanços na rede escolar, o responsável disse que o sector necessita de 280 novos professores, factor que depende de um novo concurso público.