Uíge – O docente universitário, Desastre Coxe, defendeu hoje (terça-feira), na cidade do Uíge, a necessidade de as universidades promoverem o desenvolvimento educacional em todos os níveis, a fim de estimular a pesquisa científica.
Desastre Coxe, que dissertou sobre “Os novos desafios do ensino superior face à geopolítica e à geoestratégia”, inserido no IV Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia”, disse que as universidades devem buscar a excelência académica e o desenvolvimento da pesquisa e extensão.
Para que as universidades atinjam grandes objectivos, o docente disse que devem ser independentes, multidisciplinares, apartidários, pautarem pela excelência, ética e transparência na formulação e disseminação de conteúdos.
Por outro lado, o economista Emmanuel Zau, que dissertou sobre o estudo da relação entre o crescimento e desenvolvimento em Angola, considerou que o desenvolvimento económico de Angola passa por mais investimentos e maior abertura nas áreas da agricultura e indústria transformadora.
O também professor universitário destacou, igualmente, o investimento nas áreas da educação e saúde.
Com a duração de três dias, o evento vai abordar matérias sobre concepção e implementação de um sistema de notificação e localização geográfica para a mobilidade dos estudos de funcionários da universidade kimpa-vita, a obrigatoriedade de mediação e acesso à justiça no ordenamento jurídico de Moçambique e outros temas.
O IV simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia junta 19 instituições de ensino superior de Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Portugal. NM/QJ/JAR