Talatona – O reitor da Universidade de Luanda (UNI LUANDA), Alfredo Buza, defendeu, na sexta-feira, o cumprimento da gestão de carreiras profissionais, com formação contínua dos docentes e administrativos das escolas de ensino superior.
Dissertando numa palestra sobre o tema “Gestão de Carreiras”, disse ser fundamental que se clarifique a lei e alguns Decretos Presidenciais, bem como as suas alterações, de modos a se manter a estabilidade e bom atendimento ao público e os funcionários.
O gestor apontou a necessidade de se clarificar a nova lei nº 26/22, de 22 de Agosto, ao desempenho efectivo da função, progressão ou promoção na carreira, justa remuneração, formação profissional inicial e contínua.
Alfredo Buza justificou ainda a necessidade da clarificação do Decreto Presidencial nº 310/20, de 7 de Dezembro, sobre o Regime Jurídico do Subsistema do Ensino Superior, com o Artigo 36.º, sobre autonomia disciplinar, docentes, investigadores, funcionários e estudantes, elementos.
Na palestra, ocorrida na sede da UNI LUANDA, os participantes refletiram ainda sobre funções e competências do reitor, estatuto da carreira do docente do ensino superior, categoria do pessoal docente, entre outros assuntos ligados ao pessoal universitário foram debatidos.
A UNI LUANDA é uma instituição do ensino superior pública criada sob o Decreto Presidencial nº 285/20 de, 29 de Outubro, e surgiu da fusão do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação e do Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes, e da transformação das Faculdades de Artes e de Serviço Social, antes autónomas espalhadas pela província de Luanda.