Cuemba - O município do Cuemba, a 164 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, província do Bié, ganha pela primeira vez um magistério primário de 12 salas de aula, para servir mil e 500 alunos.
A infra-estrutura, que se encontra já concluída e inspeccionada hoje pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário, será inaugura ainda neste mês de Fevereiro, no âmbito das actividades do Dia do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional (dia 4 de Fevereiro).
A escola foi erguida no quando do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A escola, com compartimentos diversos, entre os quais sala de reuniões de professores, secretaria, área administrativa, casas de banho, arrecadação, gabinete dos directores, deverá atender alunos em três turnos, vindo das comunas do Sachinemuna, Luando, Munhango e da sede municipal.
Com a entrada em funcionamento do primeiro Magistério Primário, o município passará a ter duas áreas de formação média, sendo a outra o PUNIV.
Esta municipalidade tem 11 projectos inseridos no PIIM, 90 por já concluído.
Na ocasião, o vice-governador Edgar Hilário, assegurou que serão entregues este mês outros equipamentos sociais em benefício das populações.
Trata-se das obras da ponte sobre o rio Cuemba, central térmica de mil e 50 megawatts, centro comunitário, bem como a recuperação do grupo gerador que sustenta o sistema de água potável da sede local.
Edgar Hilário fiscalizou, igualmente, as obras de construção de 12 salas do ensino primário e I ciclo, a moagem do bairro Popular, projecto de construção dos complexos residenciais autárquicos do Cuemba, a asfaltagem de quatro quilómetros de estrada da sede e o projecto de recuperação e ampliação do jardim Estêvão Calegi.
Do ponto de vista geral, Edgar Hilário considerou positivo a maneira como decorrem estas e outras obras enquadradas no PIIM no Cuemba, na medida em que o Estado já honrou os seus compromissos, embora estejam algumas atrasadas fisicamente.
O sistema de água potável do município do Cuemba, que entrou em funcionamento em 2019, abastece mais de mil e 800 famílias, enquanto a nova central térmica, que já está em regime experimental, distribui corrente eléctrica a 900 ligações domiciliares, 600 postes de iluminação pública e diversas instituições.
O Cuemba tem mais de 72 mil habitantes, na sua maioria camponeses.