Cuito – O II Conselho Consultivo do Ministério da Educação (MED) recomendou, este sábado, melhoria nas metodologias de avaliação, para garantir a qualidade desejada no processo de formação de quadros nos vários subsistemas do ensino geral.
De acordo com o comunicado final do evento, os delegados das 18 províncias do país advogaram também a criação de condições objectivas nas instituições de ensino, de modo a garantir a eficácia da Política Nacional da Educação Especial, virada para a inclusão de pessoas com deficiência.
De igual modo, solicitaram o alargamento da rede escolar a nível do território nacional, a fim de permitir a inclusão de crianças fora do sistema normal de ensino e a extensão da merenda nos diversos estabelecimentos educacionais.
No discurso de encerramento do encontro, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que o sector vai continuar a trabalhar para o bem da comunidade estudantil e a qualidade da educação.
Apontou, igualmente, como desafio, a contínua atribuição da merenda escolar, de modo a ajudar a reter as crianças nas instituições de ensino, uma vez que ajuda na concentração dos alunos, facilitando a aprendizagem.
O acto de encerramento contou com a presença do governador do Bié, Pereira Alfredo, que realçou as valências do evento para a melhoria no sector, por abordar problemas e soluções para os desafios actuais.
O Conselho Consultivo do MED, que decorreu sob o lema: “Os professores de que precisamos para a educação que queremos – O imperativo global para inverter a escassez de professores”, avaliou o grau de implementação dos programas do sector e redefiniu estratégias metodológicas e de acção que concorrem para a melhoria da aprendizagem.
Entre os temas debatidos, realce para “Projecto de empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos-PAT II, Progresso das actividades”, “Balanço dos primeiros cinco anos de implementação da Política Nacional de Educação Especial orientada para a inclusão escolar”, “Planejamento estratégico de recursos Humanos”, “Gestão das escolas”, “Quadro legal do MED” e “Modalidades de avaliação no sistema educativo angolano”.VKY/PLB