Oncócua - Duzentos e 80 alunos do ensino primário da localidade de Ombwá, município do Curoca, província do Cunene, contam com melhores condições de ensino, fruto da inauguração de uma escola de quatro salas de aulas.
Erguida na povoação de Euyungo, a unidade escolar foi inaugurada, esta segunda-feira, pelo administrador municipal do Curoca, António dos Santos Luepo.
Orçado em 20 milhões 792 mil, 488 kwanzas e 50 cêntimos, o empreendimento foi construído no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Totalmente apetrechada, a escola comporta, entre outros, dois gabinetes.
Já á residência para professores, do tipo T3, dispõe de uma sala de estar, cozinha e varanda, se enquadra no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e custou 40 milhões 744 mil, 903 kwanzas.
No acto inaugural, o administrador Municipal do Curoca, António dos Santos Luepo, disse que as infra-estruturas vão permitir melhoria no sistema de ensino e aprendizagem, assim como conferir melhores condições de habitabilidade aos professores.
O administrador salientou que o Executivo angolano tem vindo a materializar programas de construção de infra-estruturas, a fim de minimizar as assimetrias entre as populações que residem nas zonas recônditas e as cidades.
Pediu a comunidade para cuidar dos imóveis, com vista a garantir a durabilidade dos mesmos.
Com uma extensão de 7.998 quilómetros quadrados, o município do Curoca dista a 333 quilómetros de Ondjiva. Administrativamente, é composta por duas comunas e 25 aldeias que agregam 41 mil e 989 habitantes.