Huambo - A Comissão Eleitoral para a eleição do reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), rejeitou a candidatura do professor Fernando Maia, por inconformidade com os diplomas legais que regulam o processo, soube a ANGOP.
Fernando Maia, professor catedrático e decano da Faculdade de Medicina Veterinária, formalizou a sua candidatura no passado dia 24 de Março e disputa o cargo de reitor com a professora associada Virgínia Quartin, actual vice-reitora para área Científica e Pós-graduação da instituição universitária.
Segundo o despacho da Comissão Eleitoral chegado hoje, sábado, à ANGOP, a candidatura em causa apresenta algumas insuficiências, que, por sua vez, estão a condicionar a legitimação do concorrente ao cargo de gestor da UJES.
Em causa, lê-se no documento, está a má referência, no curriculum vitae, dos elementos probatórios, um dos requisitos fundamentais que atestam as qualidades académicas e profissionais do candidato.
De igual modo, a comissão rejeitou as candidaturas dos integrantes da lista do professor Fernando Maia, aos cargos de vice-reitores.
Trata-se de Aires Bartolomeu Dias Nuika, aspirante ao cargo de vice-reitor para os assuntos Académicos, por falta de informações coerentes e a respectiva junção de elementos probatórios no curriculum vitae, e Kapila Sílvio Quissama, para área Científica e Pós-graduação, por não juntar no processo a declaração de homologação dos estudos.
A homologação deverá ser feita pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).
Por conta disso, indica o documento institucional, os aspirantes têm até a próxima terça-feira (19), para efectuar, junto da Comissão Eleitoral, a sua reclamação, caso se sintam injustiçados.
Contrariamente, a Comissão Eleitoral aprovou, sem qualquer reserva, a candidatura da concorrente Virgínia Quartin.
Fernando Maia, professor universitário há 18 anos, é médico veterinário, doutorado na especialidade de Produção Animal.
Já Virgínia Quartin, professora universitária desde 1987, é doutorada em Engenharia Agronómica, com mestrado em Produção Tropical e licenciatura na especialidade de Engenharia Agronómica.
A eleição do novo reitor da UJES, em substituição de Cristóvão Simões, no cargo desde a sua fundação em 2009, está marcada para o dia 17 de Maio, no âmbito do processo electivo dos órgãos colegiais e singulares da instituição, iniciado a 21 de Fevereiro último.
Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Economia, Direito, Medicina, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.
Conta com 500 professores, entre angolanos e estrangeiros, ao passo que a população estudantil está estimada em dez mil inscritos em 16 cursos de licenciatura.