Luanda - Sessenta e seis crianças, do Orfanato Mãe Grande do município de Cacuaco, beneficiaram hoje (quinta-feira) de mochilas e material escolar para reduzir as dificuldades da instituição de caridade, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Na ocasião, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, referiu que a intenção é apoiar o centro para que as crianças tenham a possibilidade de aprender com dignidade.
Reconheceu que o orfanato enfrenta diversas dificuldades, desde alimentação, vestuário, assistência médica, e apelou as outras instituições juvenis a se mobilizarem para apoiar o local de maneiras que as crianças consigam prosseguir com os estudos.
O secretário-geral do Orfanato Mãe Grande, João Domingos Ribeiro, disse que uma das principais dificuldades está relacionada com assistência médica às crianças, pois o posto médico da instituição não tem médico para atender os menores, socorrendo-se a uma clínica privada para assistência médica das crianças.
Explicou que o centro possui apenas uma escola do primeiro ciclo e na altura da transição para o segundo ciclo, as crianças não conseguem prosseguir com os estudos, pois não possuem instalações e nem como inscreve-las em outras escolas na classe de transição.
O centro localizado no município de Cacuaco existe há 17 anos.
Para além desta actividade de solidariedade, o presidente do CNJ reuniu também com mais de 100 jovens do município de Cacuaco e procedeu a entrega de material desportivo.