Dundo – O gabinete da Educação na Lunda Norte deu inicio este ano ao levantamento do número real dos cidadãos com necessidades educativas especiais na região, para facilitar a inserção dos mesmos no sistema de ensino.
A informação foi avançada quarta-feira, no Dundo, pelo responsável para área de atendimento de cidadãos com necessidades educativas especiais do Gabinete Provincial da Educação na Lunda Norte, Romeu Mahina, sublinhando que o trabalho permitirá a criação de uma base de dados para o controlo dos cidadãos com necessidades especiais.
O responsável avançou que a medida visa permitir que as autoridades locais elaborem um plano de necessidades reais, dos equipamentos necessários para o ensino e aprendizagem de cidadãos nesta condição.
“Até agora não temos noção de quantos cidadãos na nossa província encontram-se nesta condição e que estão fora do sistema normal de ensino, daí o levantamento do número real”, sublinhou.
Anunciou por outro lado, que este ano a província ganha uma escola para alunos com necessidades especiais, construída no município de Chitato.
Apelou aos pais e encarregados de educação que têm filhos nesta condição, a colaborarem com as autoridades no sentido de registarem os mesmos na base de dados.