Chitembo – O administrador municipal do Chitembo, província do Bié, Alexandre José Celestino, reafirmou hoje, nesta circunscrição, o engajamento das autoridades locais no desenvolvimento humano, progresso académico e na afirmação social.
O gestor falava durante a cerimónia de outorga de 218 finalistas do Magistério do Chitembo, dos quais 100 são do género feminino, nos cursos de Geografia e História, Matemática e Física, Língua Portuguesa e Educação Moral e Cívica, e Instrução Primária.
Segundo Alexandre José Celestino, a escolaridade é o único e mais importante factor de progresso e esperança para as famílias, daí que a administração continuará a apostar neste sector, para o bem-estar e desenvolvimento do município.
"Onde não há escola, não há sonhos e não há civilização", sublinhou o responsável.
O dirigente incentivou os finalistas e a juventude em geral a usarem a criatividade e a inovação para complementar a formação académica com outros cursos técnico-profissionais.
Por outro lado, o administrador, embora sem avançar datas, disse que o governo prevê turmas de extensão do ensino superior nesta municipalidade, para permitir aos jovens aumentarem os níveis de conhecimento sem a necessidade de percorrerem longas distâncias.
Desde 2007, Magistério do Chitembo já colocou no mercado de trabalho mil 976 finalistas.