Cuito - Sob o lema " A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades ", o Gabinete Provincial da Educação no Bié procedeu hoje, na cidade do Cuito, à abertura do programa "Sábado inclusivos", que visa capacitar continuamente os professores nas escolas em processo de inclusão.
O programa vai decorrer duas vezes por mês, com professores das escolas em processo de inclusão, núcleos municipais de apoio e interessados.
Na ocasião, o director provincial da Educação, Amado Leonardo André, disse que o objectivo do "sábado inclusivos" visa concientizar as instituições educativas e a sociedade no geral para pautarem por comportamentos inclusivos de pessoas com necessidades educativas especiais, no intuito de efectivar a inclusão social e profissional.
O acto de abertura foi marcado com a dissertação do tema " A inclusão de alunos com necessidades especiais, educativas e políticas nacionais de educação especial ", dissertado pelo docente Henriques Dachala.
O acto contou com a presença de membros do governo, directores de escolas, professores e membros da sociedade civil. PLB