Sumbe – Os habitantes do bairro Canjala II, no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, vão ganhar, dentro de seis meses, uma escola primária com seis salas de aula, construída no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.
Com capacidade para albergar 420 alunos da iniciação à sexta classe, em dois turnos, a escola será construída pela empresa VAP Empreendimento LDA, num investimento de 31 milhões e 500 mil kwanzas.
Além das salas de aula, a unidade estudantil vai comportar também gabinete do director, área administrativa, secretaria, casas de banho, pátio, quadra desportiva, entre outros compartimentos complementares ao seu funcionamento.
Ao intervir no acto de lançamento da primeira pedra, o administrador municipal do Sumbe, Adérito Jorge, disse que o seu pelouro vai continuar a dar solução aos problemas que afligem as comunidades, sendo que o sector da educação constitui uma das prioridades.
“Temos muitas crianças fora do sistema de ensino, por isso vamos construir mais escolas, para que os nossos petizes possam saber ler e escrever”, referiu.
Na ocasião, a munícipe Evalina Fernando congratulou-se com a iniciativa da Administração Municipal do Sumbe, salientando que a nova escola vai diminuir a escassez de salas de aula na circunscrição.
“Por falta de escolas no nosso bairro muitas crianças têm de atravessar a Estrada Nacional 100 para poder frequentar as aulas, correndo sérios riscos de vida. Mas com a entrada em funcionamento desta instituição este problema será resolvido”, realçou.
No município do Sumbe estão matriculados, no presente ano lectivo (2023/24), mais de 80 mil alunos do ensino primário ao II ciclo.
O bairro Canjala II dista a cinco quilómetros da cidade do Sumbe e possui uma população estimada em cerca de dois mil habitantes.IS/MCN