Caxito – Duzentos e noventa e quatro novos professores admitidos no concurso público de 2021, na província do Bengo, começaram nesta segunda-feira, em Caxito, a formação de indução profissional.
Durante um mês, os novos professores vão receber treinamento sobre a legislação laboral, a planificação e gestão dos programas curriculares, o sistema de avaliação das aprendizagens, a educação financeira e especial inclusiva e a metodologia para o pré-escolar e ensino primário.
Na abertura do encontro, o director provincial da Educação, Manuel Fernando, disse que a formação visa consolidar as competências dos professores e efectivar as expectativas das aprendizagens de forma colectiva e individualizada.
O vice-governador do Bengo para o sector político, social e económico, José Bartolomeu Pedro, ressaltou que o projecto de indução profissional passou a ser um exercício programático no apoio à integração profissional dos professores para melhor servirem o sistema de educação e ensino.
Alertou para os desafios que são os primeiros anos da profissão docente na construção do conhecimento e identidade, assim como as dificuldades diárias com situações complexas.
Recordou aos professores que deles depende todo um processo de desenvolvimento harmonioso do ser humano nas várias dimensões.
Em 2021 foram admitidos no sector da educação, na província do Bengo, 294 professores, dos quais 29 do pré-escolar, 109 do ensino primário, 25 do 1º ciclo e 131 do 2º ciclo.