Luena – O presidente da Associação dos Professores de Educação Física de Angola (APEFA), Virgílio Cardoso, disse hoje, terça-feira, no Luena, que o “combate” da agremiação é ter uma maior visibilidade e respeito pela disciplina de educação físicas nas instituições escolares no país.
Ao discursar no IV encontro nacional dos profissionais de educação física do país, que decorre de 20 a 23 do mês corrente na Casa da Cultura do Luena, defendeu união e vigilância dos associados para o desenvolvimento da actividade.
Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social do Moxico, Victor da Silva, disse ser é necessário resgatar a cultura desportiva no seio da juventude para que se faça da actividade física um pilar de desenvolvimento pessoal.
O vice-governador afirmou que o acto remete, ao governo local, a responsabilidade conjunta com a saúde e bem-estar das pessoas.
Para si, a educação tem um papel preponderante na luta contra o sedentarismo, a má alimentação e estresse, principais ameaças da saúde pública.
Durante os três dias do evento, serão abordados diversos temas como "A educação física de qualidade", "Didactica de ensino da educação física", "O papel do profissional da educação física na sociedade", "A actividade física e o empreendedorismo" e "Educação física para todos".
Sob lema "Pela melhoria da competência, do rigor e excelência nas aulas de educação física", o encontro nacional aborda, igualmente, "o uso da matemática nas aulas de educação física, contributo no processo cognitivo do aluno", "Material alternativos com recursos reciclados, para o ensino da aula de educação física".
No evento em que participam mais de 90 professores de educação física de 12 das 18 províncias do país, reserva ainda seminários de basquetebol, primeiros socorros e ginástica.
A Associação dos Professores de Educação Física de Angola (APEFA) existe desde 2022 e controla mais de 200 membros. LTY/YD