Menongue – O professor catedrático António Alicerces Chivinda Eduardo é o novo reitor da Universidade Cuito Cuanavale (UCC), em substituição de Miranda Lopes Miguel, no cargo desde a fundação da instituição na província do Cuando Cubango, em 2014.
O Candidato lista A foi eleito, com 14 votos, contra seis do opositor da lista B, Daniel Pires Capingana.
Com um mandato de cinco anos, o novo reitor tem como prioridade a expansão e melhoria da qualidade de ensino, para que a instituição esteja entre as cinco melhores do país, com foco no reconhecimento pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Apontou a implementação, dentro de três anos, de cursos de pós-graduação para elevar a qualificação dos docentes e discentes, para além de uma gestão transparente e sustentável.
Destacou ainda como prioridade, a necessidade urgente da angariação de fundos para o financiamento de projectos estruturantes, com primazia para a conclusão do pólo universitário de Menongue.
António Eduardo apontou ainda a implementação do programa de conservação da natureza, com base na experiência dos países vizinhos (Namíbia e Zâmbia), para além do aproveitamento dos melhores alunos do ensino geral, a fim de serem acompanhados até ao ensino superior, visando o desenvolvimento da província.
Desde 2014, a UCC colocou no mercado de trabalho dois mil 809 licenciados nas opções de Agropecuária, Hidráulica, Análises clínicas, Enfermagem, Biologia, Matemática, Informática para Gestão Empresarial e Gestão Turística.
No presente ano académico matriculou mil 296 estudantes.
Perfil do Reitor
António Alicerces Chivinda Eduardo é doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Nacional de Kiev, Ucrânia. É licenciado em Medicina Veterinária pela mesma Universidade e especializado em Microbiologia e Imunologia.
Já exerceu funções de vice-reitor para a Área Científica da Universidade José Eduardo dos Santos, no Huambo, decano da faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Agostinho Neto, chefe de departamento de Ensino e Investigação de Sanidade Animal e de responsável do departamento de Ensino e Investigação de Patologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária.