Luanda – O ano lectivo 2021/2022, a nível dos estabelecimentos penitenciários na província de Luanda, foi aberto esta segunda-feira na Comarca de Viana, na presença de reclusos e funcionários dos serviços prisionais.
A cerimónia que aconteceu na escola 5089 (cadeia de Viana), foi presidida pela Directora do Estabelecimento Penitenciário Feminino local, Suzeth Lopes Fragoso, em representação do Director Provincial dos Serviços Prisionais de Luanda, Armindo José Moniz.
Na ocasião, a Superintendente Prisional Chefe disse, que o acto é uma prova inequívoca de que se continua a prestar maior atenção com a formação académica e profissional dos reclusos nos diferentes níveis, visando aumentar o conhecimento em todos os campos do saber.
Aos estudantes, Suzeth Aguiar, deixou a mensagem de que o conhecimento que for adquirido ao longo deste ciclo formativo, vai permitir que sejam dotados de ferramentas indispensáveis no percurso da vida pessoal e laboral.
Já a directora Municipal da Educação de Viana, Madalena Massocolo, que prestigiou a cerimónia, apelou aos estudantes a não desistirem dos seus sonhos e objectivos nesta formação para o desenvolvimento do país.
“Lembrem-se que ninguém tem o direito de vos excluir ou descriminar. O facto de estarem privados da vossa liberdade, não vos retira o direito de aprendizagem e serem homens e mulheres formadas”, disse Madalena Massocolo.
Acrescentando, por outro lado, que o órgão que dirige vai continuar a garantir todo o apoio institucional à referida escola.
Para o ano lectivo 2021/2022 foram inscritos na Escola Penitenciária da Comarca de Viana-5089, um total de 387 alunos, sendo 318 reclusos e 69 efectivos controlados pelo órgão central da instituição escolar penitenciária, de 7ª a 12ª classes.