Lubango – O secretário de Estado para o ensino superior, Eugénio Silva, desafiou hoje, quarta-feira, no Lubango, os novos profissionais da educação a construír uma sociedade das ciências afins, com a produção de mais conheciments resultantes da investigação científica.
O gestor falava na cerimónia de outorga de diplomas a 26 mestres em Metodologia de Educação de Infância, formados pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) - Huíla, em colaboração com a Universidade de Aveiro, como parte do Programa Nacional de Formação de Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD).
Eugénio Silva afirmou que “o país já tem muitos doutores, mestres e professores altamente qualificados”, mas não tem ainda uma verdadeira comunidade de profissionais das ciências da educação, daí a necessidade de trabalhar para concretizar tal desafio.
Destacou que a ideia é que esses profissionais possam ter uma intervenção, não apenas no âmbito do ensino para aplicar os seus conhecimentos e formar as novas gerações, mas também na produção de conteúdos e na construção desta sociedade das ciências da educação de que Angola precisa.
Ressaltou o papel dos ISCED enquanto instituições de referência na área da educação, como unidades matrizes para a criação dessa comunidade que se pretende.
Na mesma ocasião, o secretário de Estado para o ensino pré-escolar e ensino primário, Pacheco Francisco, destacou que a educação e ensino exigem condições especiais para que possam ocorrer as mudanças que humanizam e desenvolvam o intelecto e uma dessas é a formação “rigorosa” de docentes.
Pediu aos recém-formados a ensinar e a melhorar a forma de ensinar no pré-escolar, porque é neste subsistema onde tudo começa, porque muitas crianças não passam pelo mesmo por falta de infra-estruturas adequadas.
Fez saber que no país tem mil 515 creches, destas 171 são públicas e para ter-se um ensino primário eficaz é preciso apostar na educação pré-escolar e os recém-formados podem iniciar a mudar o quadro.
O curso de mestrado em causa enquadra-se no quadro do PNFGPD, aprovado pelo Decreto Presidencial número 205/18, de 03 de Setembro, um instrumento de concretização da política do Executivo em matérias do pessoal docente do sistema de educação e ensino.
A primeira edição de outorga de diplomas do curso de mestrado em Metodologia de Educação de Infância ocorreu em 2022 e foram aprovados 15 formandos. EM/MS