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Angola inicia processo de avaliação externa dos cursos de saúde

     Educação              
  • Luanda • Segunda, 02 Outubro de 2023 | 19h43
Vista parcial da estrutura arquitetônica do campus universitário da UAN
Vista parcial da estrutura arquitetônica do campus universitário da UAN
Rosário dos Santos - ANGOP

Luanda - O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) iniciou, esta segunda-feira, o processo de avaliação externa dos cursos de saúde.

Segundo uma nota enviada hoje, à ANGOP, numa primeira fase, a avaliação acontece até ao dia 6 deste mês, no âmbito do processo de avaliação e acreditação da qualidade do ensino superior em curso no país.

 

O documento refere que estão a ser avaliados os cursos ministrados nas universidades Agostinho Neto, Katyavala Bwila, José Eduardo dos Santos, Mandume Ya Ndemufayo, 11 de Novembro, Rainha Njinga Mbandi, Privada de Angola, Jean Piaget de Angola e no Instituto Superior Técnico Militar.

 

Segundo a nota, o processo conta com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros provenientes do Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe.

 

Após a conclusão do processo, o país constatará, através da acreditação, o nível de qualidade dos cursos e formas de melhorar, cada vez mais, o seu funcionamento e impacto social.

 

Esta é a primeira vez que Angola faz avaliação externa de cursos do ensino superior público e privado.

 

Antes da avaliação externa, o país realizou, de 24 de Fevereiro a 16 de Agosto do corente ano, o processo de auto-avaliação.

 

Todo o processo do sistema de garantia da qualidade, o conjunto de auto-avaliação e avaliação externa, tem um prazo de cinco anos para ser concluído, podendo decorrer, neste caso, no período de 2023 até 2027.

 

O programa de execução apresentado pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (LINEARES) contempla cinco metas para a conclusão do processo.

 

A primeira meta determina que, até 2024, todas as instituições de ensino superior (IES) devem terminar todos os mecanismos internos de garantia da qualidade, incluindo a avaliação do desempenho docente, ao passo que a segunda fase do processo de auto-avaliação deve acontecer até 2025.

 

A terceira aponta que, até 2027, todas as IES deverão realizar o primeiro ciclo de avaliação externa e a acreditação da qualidade das instituições e dos cursos ministrados. SJ/OHA





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