Ondjiva - Alunos de 13 instituições escolares dos municípios do Cuanhama, Namacunde e Ombadja (Cunene) participam desde hoje (quarta-feira), na cidade de Ondjiva, da segunda edição da feira do ensino técnico-profissional e pedagógico.
Sob o lema "inovar para uma sociedade saudável e sustentável”, no evento com duração de dois dias, estão expostos diferentes projectos do domínio das águas, energia, ambiente, construção civil, digitalização entre outros.
Em declarações à ANGOP, a coordenadora da feira, Paula Sancho, disse que o certame consta do calendário escolar e envolve 11 escolas técnico-profissional e dois magistérios.
De acordo com a coordenadora, a feira vai permitir os alunos apresentarem os seus projectos baseados na tecnologia e aliar a teoria à prática, de modo a terem uma maior interação e empresas do ramo de ciências e tecnologia.
Na abertura, o director em exercício do gabinete da Educação no Cunene, Ivo Muatihimunu, disse que a feira serve para despertar nos alunos o interesse pela ciência, possibilitando que investiguem mais sobre os problemas locais, regionais e globais, assim como ampliar os conhecimentos por meio da pesquisa.
Ivo Muatihimunu considerou o ensino das ciências como "peça chave”, para inserir os adolescentes no mundo da pesquisa.
Disse que o sector precisa buscar alternativas de ensino e aprendizagem que motivem e despertem os alunos, para o desenvolvimento das suas habilidades de forma autónoma.
“Diante da crescente importância que tem a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento das sociedades voltadas para a modernidade, tornou-se fundamental a promoção da cultura científica que propicie melhores condições para busca de conhecimentos”, sustentou.
Nesta senda, realçou que o certame visa promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa dos estudantes, através da pesquisa escolar e do intercâmbio entre professores e alunos.
O responsável incentivou os participantes a aproveitarem a oportunidade para demonstrarem as suas habilidades e trocas de experiência, pautando pelo respeito mútuo e humildade científica, cujo foco deve ser a construção de saberes.
A primeira edição da feira do ensino técnico profissional do Cunene decorreu no ano de 2019. FI/LHE/OHA