Chitembo – Cerca de mil alunos do ensino primário das escolas Boa Esperança, comuna de Cachingues, e primária n° 121 Muini Ndumbo, na sede municipal do Chitembo, província do Bié, já começaram a beneficiar da merenda escolar, com produtos locais.
Os alunos estão alimentar-se de sopas de legumes, feijão, batata rena e de abóbora, papa de soja, chá de soja, sumo natural, arroz de legumes, bolinhos, entre outros.
O projecto é assegurado pela administração municipal do Chitembo, através do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, no valor de 21 milhões de kwanzas. Está a ser executado pela empresa L.NG.M.C - Comercial.
A implementação da merenda escolar visa contribuir na redução do absentismo de crianças nos recintos escolares, está a reduzir o índice de reprovações, assim como tem prevenido algumas doenças derivadas da má alimentação.
A municipalidade do Chitembo dispõe de 84 escolas, que estão absorver no presente ano lectivo acima de 40 mil alunos, mais três mil em relação ao ano lectivo passado, assegurados por 933 professores.
Em Setembro, os primeiros 220 alunos do ensino primário da aldeia de Tchindundula, na comuna do Cangote, município do Chinguar, começaram igualmente a beneficiar do programa merenda escolar.
O programa prevê abranger, a nível desta municipalidade, perto de 700 crianças de três escolas das comunas do Cangote, Cutato e Sede, num orçamento de 36 milhões de kwanzas.
A merenda é base de produtos locais, como batata, mandioca, sopa, e outros industrializados (bolacha e sumos).
Em toda a província do Bié vão beneficiar da merenda escolar treze mil 177 alunos.
Para o efeito, foram seleccionados 64 escolas de áreas recônditas, onde o grau de vulnerabilidade é mais acentuado.
Comparativamente ao ano de 2022/2023, o número de alunos a receber aumentou para mais mil, em função igualmente do aumento de escolas abrangidas, no total de mais 27.
O ano lectivo no Bié arrancou com mais de 600 mil alunos, no ensino público, da iniciação até à 13ª classe, assegurados por 13 mil e 50 professores.
O sector da educação controla 828 estabelecimento de ensino, com um total de sete mil 551 salas. BAN/PLB