Menongue – Trezentos e 90 estudantes formados na Escola do Ministério, afecta à Organização não Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), foram graduados e colocados ao serviço do sector da educação no Cuando Cubango.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em Menongue, pelo director da Escola do Magistério, Walter Alexandre, quando intervinha nas actividades alusivas aos 25 anos da existência da instituição, a assinalar-se no dia 18 do mês em curso.
Conforme disse, apesar do seu nascimento em 1995, a escola, actualmente designada Escola do Magistério ADPP, surge na província do Cuando Cubango apenas em Fevereiro de 2013, com o arranque da primeira equipa que era constituída por cinquenta estudantes.
Actualmente são controlados 140 estudantes em regime interno, no primeiro, segundo e terceiro ano, na prática pedagógica, e outros que se encontram nas zonas rurais, em estágio curricular supervisionado.
Informou que o conceito de formação de professores para a sua instituição é o mais completo possível, porque não integra apenas a componente didáctica ou pedagógica, mas tem uma presença da formação em intervenção comunitária muito grande, por entender que o docente deve ir além da sala de aula, acompanhando os alunos e famílias nas comunidades em todos os momentos.
Segundo disse, o professor formado na ADPP deve ser capaz de intervir na educação sobre a cultura da conservação e diversificação da agricultura, porque é muito provável que uma determinada comunidade trabalhe apenas no campo numa única cultura, sendo preciso que as pessoas desenvolvam o hábito de poder ter presente mais produtos, mais vegetais e outros hortícolas.
Neste quesito, informou que a escola desenvolve uma acção muito grande em termos de produção agrícola, que não só serve para sustentar o dia-a-dia em termos de refeições, mas para também desenvolver aos estudantes o hábito de criar um pequeno espaço de terra para poder produzir para a sua própria subsistência.