Talatona - O Reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Pedro Magalhães, disse que a adesão de candidatos angolanos ao programa de 100 bolsas de doutoramento em ciências, disponíveis no Centro de Ciências LP, vai reforçar a internacionalização do ensino e da investigação na UAN.
De acordo com o reitor que falava hoje ,terça-feira, em Luanda à imprensa, no final de um encontro com a directora Executiva do Centro Ciências LP, Susana Catita, salientou que a parceria ,entre as universidades portuguesas e as africanoas, é uma excelente oportunidade para adensar a rede de cooperação acadêmica.
Considerou também que a UAN está interessada em estabelecer acordos especiais de cooperação acadêmica ou cientificos, com vista a estimular os docentes universitários, investigadores e outros interessados, em prosseguir a formação acadêmica a nível de doutoramento.
Por sua vez, a directora Executiva do Centro Ciências LP, Susana Catita, disse que a sua deslocação ao país, tem como objectivo divulgar de forma alargada as oportunidades para os interessados em concluir o doutoramento.
Os estudantes beneficiarão de um valor mensal de cerca de mil e 200 euros e as formações serão feitas nas áreas das engenharias, ciências agrárias, naturais, biodiversidade, saúde pública, ciências da vida, entre outras. " As 100 bolsas estão subdivididas em 20 por cada curso", disse.
Em paralelo, disse, pretende-se igualmente mobilizar e estimular as Instituições de Ensino Superior e centros de investigação locais, a ter uma participação activa nas actividades do Centro Ciência LP e universidades portuguesas que com a instituição desenvolvem iniciativas, a nível das formações transversais, seminários e outros eventos científicos.
De acordo com a responsável, a meta é divulgar as actividades do centro Ciência LP junto das comunidades acadêmica para que possa haver maior número de candidaturas de angolanos as bolsas de doutoramentos.
Susana Catita defendeu o alargamento da informação junto das instituições de ensino superior, facto que a levou visitar algumas instituições de ensino superior no Lubango, província da Huíla, interessadas na formação alargadas e avançada dos seus quadros.
O Centro de Ciência LP foi criado há dois anos e meio e visa fomentar, no contexto da UNESCO, a colaboração nos Países de Língua Portuguesa e a execução do seu plano estratégico de cooperação Multilateral no domínio da ciência, tecnologia e ensino superior, com sede no Instituto de Higiene e medicina Tropical (IHMT) da Universidade nova de Lisboa-Portugal.