Huambo – O vice-presidente do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) no Huambo, Edwin Ronnie Gaviegne, defendeu, esta sexta-feira, um maior contributo das universidades na melhoria do bem-estar das comunidades, através de soluções científicas aos problemas sociais.
O académico, que falava nas II Jornadas Científicas Estudantis da instituição de ensino superior privado, decorridas sob o lema “Investigar para melhor servir a comunidade”, referiu que as pesquisas académicas devem apresentar soluções viradas para o bem-estar social do país, como a diversificação da economia, melhorias da saúde e na educação.
Edwin Ronnie Gaviegne disse que o ISPSN se propõem a motivar, não só estudantes, mas, também, toda a comunidade académica local, no sentido de produzirem trabalhos científicos com soluções socioeconómicas dos problemas socioeconómicos, principalmente, sobre as estratégias de combate à pobreza e algumas endemias.
Por isso, disse que as universidades devem apostar no apetrecho dos laboratórios para aulas práticas e na criação de parcerias com empresas públicas e privadas, para estágios profissionais dos estudantes, com o objectivo de fomentar o auto-emprego.
Augura por um maior incentivo do Executivo angolano aos projectos de pesquisas académicas voltadas para o desenvolvimento humano local e integrado, principalmente, em zonas recônditas e de difícil acesso, para evitar o êxodo rural.
Durante o evento foram apresentados, entre outros temas, “O impacto do agro-negócio na economia do Huambo”, “Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores”, “Estatística social, a desigualdade, o papel do Estado angolano e as acções de regulação” e a “Intervenção educativa em adolescentes”.
Em funcionamento desde 2012, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente ministra cursos de Licenciatura em Enfermagem Geral, Cardiopneumologia, Ciências Políticas, Economia, Recursos Humanos, Contabilidade, Sociologia, História, Psicologia e Direito, assim como de pós-graduação nas especialidades de Ciência Política e Filosofia Política, tendo já formado mais de mil quadros. ZZN/ALH