Benguela - A segunda edição do curso de mestrado em metodologia do ensino primário, enquadrado no Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), foi aberta hoje, quinta-feira, nesta cidade.
O PNFGPD é o principal instrumento de política do Executivo em matéria de capacitação do pessoal docente para assegurar a formação pós-graduação, sua capacitação, visando um melhor desempenho no ensino e em especial para formação de outros professores.
Os cursos de mestrado em metodologia de ensino primário são de âmbito nacional e actualmente são ministrados em Benguela, Luanda, Cabinda e Huíla, estando prevista a sua extensáo para outras províncias.
Na ocasião, o coordenador adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano de Formação de Quadros para Área Técnica, de Programação, Acompanhamento e Avaliação da Casa Civil da Presidência da República, Martinho Mbangula, disse que o objectivo deste programa, aprovado em 2018, é assegurar uma resposta quantitativa e qualitativa às necessidades existentes a nível da formação de professores.
O responsável adiantou que o referido programa prevê a melhoria da qualidade dos cursos de professores, em que devem ser selecionados os melhores, pois entende que algumas pessoas decidiram ser docentes porque não tiveram outras oportunidades ou são provenientes de outros sectores.
Fez saber que o programa preconiza uma maior valorização da formação da função docente, de tal modo que seja possível atrair e seleccionar os melhores entre os estudantes do país.
Martinho Mbangula defende que a organização dos cursos de professores deve ser pensada e estruturada de tal maneira a proporcionar as competências necessárias aos futuros docentes.
“Para o cumprimento deste plano temos cinco projectos, nomeadamente a actuação ao nível da rede de formação, a qualidade dos cursos deve ser uma preocupação permanente, as condições de trabalho, os equipamentos das escolas, a avaliação da investigação em educação”, referiu.
Pretende-se, até 2027, a transição da oferta formativa, de modo a que os professores sejam graduados, ou seja, detentores de uma licenciatura.
Entretanto, a vice-governadora de Benguela para área política, social e económica, Lídia Amaro, a quem coube a abertura do evento, disse que, com esse Plano, a melhoria do capital humano está assegurado com o desenvolvimento do sistema nacional de ensino, permitindo que as funções do docente na educação pré-escolar, ensino primário e secundário, sejam desempenhadas por professores qualificados, para responderem aos desafios actuais e futuros.
A cerimónia contou com a presença dos Secretários de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, e para o Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco. CRB