Mbanza Kongo-A Polícia Nacional no município do Soyo, província do Zaire, apreendeu, na madrugada desta quinta-feira, 750 litros de gasolina e gasóleo por presumível contrabando para a República Democrática do Congo(RDC).
O combustível (16 bidões de 25 litros de gasolina e 17 bidões de 30 litros cada) foi encontrado no interior de duas viaturas ligeiras, depois de os supostos contrabandistas o ter adquirido num dos postos de abastecimento locais (Soyo).
De acordo com uma nota do Ministério do Interior (Minint), enviada hoje, sexta-feira, à ANGOP, em Mbanza Kongo, os supostos autores do contrabando puseram-se em fuga, estando as autoridades em posse do combustível e das duas viaturas.
O documento refere ainda que a gasolina e o gasóleo serão entregues, nos próximos dias, à Administração Geral Tributária(AGT) no Soyo.
O contrabando de combustível para a RDC é recorrente na província do Zaire, cujo negócio, bastante lucrativo, é feito por vias ilegais ao longo dos 310 quilómetros de fronteira terrestre e fluvial que separam esta região com o país vizinho.