Mbanza Kongo – A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) realizou esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, uma campanha de sensibilização sobre a racionalização de energia eléctrica, junto de alunos da Escola do Iº ciclo do Ensino Secundário, Doutor António Agostinho Neto.
A campanha de educação energética, consubstanciada em palestra, visou incutir aos alunos desta instituição escolar, a importância sobre o uso racional desse produto e dos cuidados a terem para se evitar prejuízos avultados às famílias no pagamento de facturas resultantes do consumo desse serviço.
Ao dirigir-se à plateia constituída por adolescentes e jovens, o presidente do Conselho de Administração da ENDE, Hélder de Jesus Adão, disse ser imperioso que os alunos saibam dos benefícios da poupança de energia eléctrica para a vida em famílias e também em colectivo.
“Quando estamos a poupar a energia eléctrica em casa, desligando as lâmpadas em plena luz do dia e outros equipamentos desnecessários estamos a ajudar os pais a pagarem menos pelo consumo deste bem”, asseverou.
De acordo com o gestor da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, o uso abusivo e irracional de energia eléctrica compromete também a expansão desse serviço a outras comunidades carentes deste bem.
“Tenho a certeza de que, doravante, vão mudar de comportamento em relação ao consumo de energia eléctrica e serem porta-vozes junto de outros adolescentes e jovens sobre o uso racional de energia”, reiterou.
O PCA da ENDE pediu, na ocasião, aos alunos para que exijam aos pais e encarregados de educação o pagamento regular do consumo de energia eléctrica para evitarem cortes e ajudarem a empresa a expandir a rede eléctrica para outras localidades do país.
A campanha sobre a educação energética enquadra-se na responsabilidade social da ENDE. A mesma já foi realizada nas províncias de Luanda, Benguela e Lunda Norte, numa altura em que a instituição controla, a nível do país, um milhão e 700 mil clientes, dos quais 50 mil na província do Zaire.
O presidente do Conselho de Administração da ENDE está desde quarta-feira em Mbanza Kongo (Zaire) onde inaugurou um edifício para servir a delegação local.