Huambo – O vice-governador da província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, defendeu, esta quinta-feira, mais engajamento e compromisso dos gestores públicos na aplicação do Orçamento Geral do Estado (OGE).
O responsável, que falava no seminário sobre a Instrução para a Elaboração do OGE referente ao exercício económico 2025, disse que o comprometimento vai permitir a satisfação das necessidades sociais e económicas da população.
Considerou o Orçamento Geral do Estado como meio condutor da acção governativa e instrumento político, para a satisfação das necessidades colectivas e o fomento do desenvolvimento sustentável.
Por isso, recomendou maior atenção e rigorosidade, para assegurar a boa planificação e a fiabilidade da execução dos diversos projectos relacionados com o crescimento social e económico da província do Huambo.
Angelino Elavoco preconizou o seguimento dos procedimentos adequados para a elaboração do OGE/2025, para que os programas sejam, cada vez mais, consentâneos e reflictam as reais necessidades da população.
Salientou que todo orçamento influencia o quadro económico e, consequentemente, o sector privado e as famílias.
Com este seminário de capacitação, explicou, pretende-se melhorar as competências dos gestores públicos locais e fortalecer as técnicas de elaboração do OGE, para responder às preocupações da população nas distintas comunidades.
Por sua vez, o delegado das Finanças na província do Huambo, João Bastos, augurou que com a formação os gestores públicos terão capacidade de elaborar um orçamento mais ajustado à realidade do país, em função dos programas prioritários selecionados em prol do desenvolvimento sustentável.
Precisou que, anualmente, são melhorados os programas de orçamentação da província do Huambo, devido às sucessivas formações dos gestores públicos, sobretudo, nos procedimentos e detalhes técnicos.
Disse existir maior consciencialização e responsabilidade dos gestores públicos na aplicação do OGE, situação que tem estado a contribuir na elevação da cultura de prestação de contas.
O evento abordou temáticas relacionadas com a operacionalização do Plano Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027), aos programas de investimentos públicos, no âmbito das instruções de elaboração do OGE/2025 e a contratação pública dos órgãos de gestão do Estado. LT/ALH