Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, considerou hoje, em Caxito, o Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD) uma mais-valia para o desenvolvimento da província e do país.
Ao intervir na visita do Presidente da República, João Lourenço, ao TOBD, a governadora disse que a infra-estrutura vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da indústria petrolífera do país.
Disse que o projecto vai permitir ainda o aumento da capacidade de armazenamento de derivados de petróleo, garantir a auto-suficiência dos mesmos em todo território nacional e poupar recursos financeiros com a importação.
A governante agradeceu o engajamento pessoal do Presidente da República na busca de soluções que visam melhorar as condições de vida dos angolanos, e manifestou a sua satisfação à Sonangol por ter concebido tão imponente projecto na província.
O TOBD dará uma nova imagem à localidade e o pólo industrial vai proporcionar vários postos de trabalho para a juventude local que muito clama por uma oportunidade de emprego, disse.
Reiterou o contínuo apoio do Governo Provincial do Bengo ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a Sonangol e a Odebrecht na implementação do projecto que visa o bem-estar das populações.
TOBD é uma obra estruturante para o sector petrolífero nacional com relevância estratégica para o país, dado o seu papel no reforço da segurança energética nacional.
O projecto foi relançado a 01 de Dezembro de 2021 e conta actualmente com 2.847 trabalhadores oriundos de todas as províncias do país.
O TOBD conta com uma mão-de-obra nacional de 96 por cento, 11 dos quais mulheres, 135 soldadores certificados e 115 licenciados. FS/CJ/IF