Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Terceira fase do RAPP recenseia empresas do município da Caála

     Economia              
  • Huambo • Terça, 27 Julho de 2021 | 13h14
Vista parcial da cidade da Caála, província do Huambo
Vista parcial da cidade da Caála, província do Huambo
Angop/Huambo

Huambo – A terceira e última fase do Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP), que consiste na recolha de dados das explorações empresariais na província do Huambo, arrancou nesta segunda-feira, no município da Caála, soube a ANGOP.

Em curso no país desde 2019, O RAPP, que decorre sob o lema “Apostemos na Agricultura e Pesca Familiar para a Auto-suficiência Alimentar”, é um instrumento que visa uma melhor planificação e desenvolvimento das actividades ligadas à agro-pecuária e pescas no país.

Segundo as declarações prestadas à ANGOP, pelo director do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Huambo, Ruben Gomes, 166 empresas dos sectores da agricultura, pecuária e aquicultura serão recenseadas em dez dias, no município da Caála.

Explicou que a recolha de dados neste município, que marca o arranque da teceria fase do RAPP no Planalto Central, deveu-se ao facto de ser a localidade com maior cifra de empresas que constituem o público-alvo do processo, enquanto as municipalidades do Mungo e do Chinjenje são as que possuem o menor número, com 13 e 14, respectivamente, daí a razão de serem as últimas.

O município do Bailundo, de acordo com o responsável, será o próximo palco do processo, que conta com o envolvimento de 13 agentes, entre recenseadores e supervisores, distribuídos em três equipas.

Rúben Gomes disse estarem criadas as condições técnicas e logísticas para o desenvolvimento da actividade que prevê recensear 545 empresas nesta fase.

Durante as duas primeiras fases, que consistiram na recolha de dados de explorações familiares, foram inquiridos, a nível dos 11 municípios da província do Huambo, cinco mil e 736 agregados, dos quais mil e 743 viram as suas terras medidas.

Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, a província do Huambo, conhecida no passado como “Rainha do Milho", é habitada por dois milhões, 557 mil e oito habitantes, distribuídos em 11 municípios, que se dedicam fundamentalmente à agricultura, pecuária e pesca. 





Notícias de Interesse

PGF repatria mais de 600 imigrantes ilegais

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h54

Bengo vacina contra cólera

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h47

TC lança Constituição da República em braille

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+