Saurimo - Técnicos do Ministério da Energia e Águas das províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico participam, esta segunda-feira, em Saurimo, numa acção formativa sobre a utilização do módulo de regulação do sistema de informação do sector das águas e saneamento (SISAS).
Na formação, que tem a duração de três dias, os participantes vão abordar temas relacionados com a importância do processo de segmentos e monitorização sectorial, dados e indicadores de desempenho, para o serviço de abastecimento, saneamento de águas residuais e introdução ao sistema do SISAS.
No acto de abertura, o técnico do departamento dos serviços de electricidades do Ministério da Energia e Águas, Manuel António, enalteceu a acção formativa, que visa capacitar os técnicos, para obter o domínio de manuseamento da plataforma de inserção de dados, que as empresas utilizam.
Explicou que a formação técnica contribuirá também na melhoria da arrecadação de receitas, bem como na projecção de investimentos para o sector.
Por outro lado, o responsável fez saber que o sector das águas na região Leste está num bom caminho, fruto do investimento que o Executivo tem feito, permitindo que maior número de famílias tenham a ligação domiciliária.
Sublinhou que a distribuição da água às populações tem vindo a aumentar em função da construção de vários sistemas de abastecimentos, nos municípios e comunas, facilitando o acesso a um produto em quantidade e qualidade desejada.
Acrescentou que os investimento no sector das águas continuarão a serem desenvolvidos, de modo a permitir, que toda população angolana tenha o preciso líquido.
“Consta da agenda do Executivo a expansão da rede de água para todos até 2030”, enfatizou.EM/JW/ASS