Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Standard Bank destaca medidas do OGE/2024 de Angola

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 08 Novembro de 2023 | 22h53
Agricultura familiar na Huíla
Agricultura familiar na Huíla
Morais Silva/ANGOP

Luanda – O economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá, destacou esta quarta-feira, em Luanda, as medidas traçadas pelo Executivo angolano no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024, realçando, essencialmente, o incentivo do aumento à produção agro-pecuária no país.

Em declarações à imprensa, à margem da III edição do Briefing Económico, promovido hoje, em Luanda, pelo Standard Bank, o especialista disse que a implementação exitosa do conjunto de medidas constantes no OGE/2024 poderá, principalmente, desacelerar os níveis de importação de bens alimentares e abrandar a taxa de inflação em Angola.

O OGE/2024, avaliado em Kz 24,7 biliões, prevê uma dotação orçamental de 148 mil milhões 327 milhões 740 mil e 143 kwanzas para o Programa de Fomento da Produção Agro-pecuária angolana.

A par do incentivo à produção nacional, o economista-chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique reconheceu também as reformas implementadas pelo Executivo, nos últimos anos, com vista a tornar a economia mais resiliente e robusta.

Segundo o especialista, o Standard Bank perspectiva um crescimento de 1,1% neste ano, contra 0,4% projectado pelo OGE/2023, porque o PIB petrolífero cresceu 1,1% no terceiro trimestre, em termos anuais, fruto da estabilidade registada na produção do petróleo.

Com isso, avançou, considerando uma estabilidade na produção petrolífera de 1,1 milhão de barris/dia, é espectável que, nos próximos trimestres, registe-se um crescimento positivo do PIB petrolífero.

Essa projecção, explicou, mostra que a média do PIB global cresça mais do que está previsto para este ano.

Por outro lado, o Standard Bank, banco sul-africano especializado em avaliação de indicadores macroeconómicos de diferentes países do mundo, estima que a economia angolana vai crescer na ordem de 1,6%, em 2024, uma percentagem abaixo da prevista no Orçamento Geral de Estado (OGE) do próximo ano.

O OGE/2024 prevê uma recuperação do crescimento económico na ordem dos 2,8 por cento.

Para Fáusio Mussá, no próximo ano, “não haverá muitos elementos” para sustentar uma aceleração forte do crescimento da economia angolana, sobretudo, porque grande parte do crescimento previsto para 2024 assenta na economia não petrolífera, um dos segmentos mais afectados pela escassez de moedas externas.

“Ao longo dos últimos anos, notamos que foi o sector não petrolífero que acelerou o crescimento do PIB angolano. A título de exemplo, registou-se um crescimento na ordem dos 3%, em 2022, num contexto em que ainda havia uma grande oferta de moeda externa e uma taxa de câmbio estável”, clarificou.

Os participantes da III edição do Briefing Económico reflectiram em torno do tema “Os caminhos para a recuperação económica em Angola”, que serviu para projectar os possíveis cenário da economia angolana, em particular, e mundial, no geral, nos próximos anos.

O Standard Bank Group Limited é um dos maiores grupos de serviços financeiros da África do Sul. Actua em 38 países, dos quais 18 estão na África. Historicamente, era uma filial do banco britânico Standard Bank, denominada Standard Bank of South África. A sede do banco está situada em Joanesburgo.QCB



Tags


Notícias de Interesse

FACI apresenta equipamento para o Volta Angola

 Quarta, 16 Outubro de 2024 | 22h28

Censo 2024: Ecunha conclui processo de recolha de dados

 Quarta, 16 Outubro de 2024 | 22h27

CSMJ suspende juiz

 Quarta, 16 Outubro de 2024 | 21h07

1º de Agosto perde e falha defesa do título africano

 Quarta, 16 Outubro de 2024 | 20h34

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+