Soyo - A potência energética instalada na cidade Soyo, província do Zaire, passa de 32 para 48 MW, nos próximos 10 dias, com a conclusão dos trabalhos de instalação de um transformador de 20 MVA (16 MW), pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
O referido transformador está a ser instalado na subestação Soyo 2, de 60/15 Kva, que dispõe de uma capacidade de 40 MVA (32 MW), que agora está a ser elevada para 60 MVA (48 MW).
Com esta empreitada, a ENDE está a antecipar-se ao aumento da demanda, nos próximos tempos, fruto da expansão do parque industrial e da cidade do Soyo que irão exigir maior consumo de energia eléctrica.
De acordo com o director provincial da ENDE no Zaire, NDongo João, que falava esta segunda-feira, à ANGOP, a empresa está a precaver-se dos próximos investimentos para a circunscrição, frisando que o actual consumo atingiu o limite da capacidade instalada.
“Com actual potência, de 32 MW (40 MVA), seria impossível a empresa atender novas solicitações de clientes, daí a necessidade do aumento da potência para 48 MW, equivalentes a 60 MVA, na subestação Soyo 2”, reforçou.
Informou que, enquanto decorrerem os trabalhos, a ENDE continuará a fornecer a energia na cidade do Soyo com algumas restrições, alternando os apagões por áreas, pelo que pediu a compreensão dos munícipes pelos transtornos.
A ENDE controla cerca de 21 mil clientes a nível da cidade do Soyo que conta, actualmente, com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes. PMV/JL