Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Somoil entra no negócio de distribuição de combustíveis

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 21 Novembro de 2022 | 13h33
Bombas de Combustiveis na Baixa da Cidade de Luanda
Bombas de Combustiveis na Baixa da Cidade de Luanda
Tarcisio Vilela

Luanda – A Sociedade petrolífera Angolana (Somoil) está a construir uma rede de postos de abastecimento de combustíveis, no país, com um investimento inicial na ordem dos 15 milhões de dólares norte-americanos.

Actualmente, estão em construção quatro postos de abastecimento de combustíveis nas províncias de Luanda, Bengo e Zaire, locais em que serão hasteadas a bandeira da petrolífera, a partir de 2023.

Em declarações à ANGOP, à margem da Gala “Angola Oil & Gas Awards” realizado, sábado (19), pela consultora PetroAngola,  o presidente do Conselho de Administração da Somoil, Edson dos Santos, referiu que a meta é construir uma rede composta, no mínimo,  por 40 postos de abastecimento no país,  contribuindo  no aumento da empregabilidade no país.

De acordo com o responsável, que foi eleito o “Executivo do Ano” na referida Gala,  destacou os momentos de transformação que a petrolífera tem passado, nos últimos meses, como a melhoria da segurança no trabalho e aumento da produção, que passou de sete mil para 18 mil barris de petróleo dia (KBPD).

Com participações nos blocos 14, 18 e 31, no offshore angolano, a empresa é operadora nos  blocos 2/05 e prevê, para 2025, uma produção na ordem dos 40 mil barris dia (KBPD).

Além da distribuição de refinados de crude, a empresa também prepara-se para entrar nas energias renováveis com a montagem de painéis solares, no quadro da diversificação dos seus  negócios.

Entrada na Bolsa  

Os preparativos para entrada da Somoil na Bolsa Dívida e Valores de Angola (BODIVA) mantém, segundo Edson dos Santos, é um processo que considera estar muito avançado, sem no entanto  revelar a percentagens das acções.

“ O processo está muito avançado e há muito trabalho. Estamos a reorganizar as nossas finanças, o processo de auditoria interna e externa, para nos preparamos para a entrada em Bolsa”, partilhou, apontando 2024 como a data prevista para a entrada.

No quadro dos preparativos, a maior petrolífera privada angolana  já assinou  um protocolo com a Bodiva, entidade  que acompanha o processo.

“ Vai ser uma empresa com muito sucesso, nós acreditamos na indústria petrolífera e a Somoil está muito bem posicionada para continuar a crescer”, augura Edson dos Santos

Em 2021, a Somoil teve resultados líquidos de 40,9 milhões de dólares.

 





Notícias de Interesse

Angola regista mais de quinhentos crimes no prolongado

 Quarta, 05 Fevereiro de 2025 | 13h41

População de Capunje ganha unidade sanitária  

 Quarta, 05 Fevereiro de 2025 | 12h59

Cazenga sem sistema de esgotos

 Quarta, 05 Fevereiro de 2025 | 12h50

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+