Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

SNEBA pede prudência na adopção de políticas de modernização da banca

     Economia              
  • Huambo • Segunda, 11 Abril de 2022 | 12h04

Huambo – O secretário do Sindicato Nacional de Empregados Bancários (SNEBA) na província do Huambo, Marcolino Alfredo, pediu hoje, segunda-feira, maior prudência das empresas do sector na adopção das políticas de modernização.

Abordado pela ANGOP sobre os despedimentos no sector, no quadro do processo de modernização da banca com a substituição massiva dos técnicos pelas máquinas, disse tratar-se de uma ameaça para a manutenção dos empregos dos funcionários bancários.

Segundo o sindicalista, para além de ameaçar a estabilidade dos postos de trabalhos, a realidade, que já se vive em alguns países do mundo, periga, igualmente, o bem-estar das famílias e da própria sociedade.

Face à situação, Marcolino Alfredo disse ser importante que as empresas bancárias tenham maior prudência na adopção destas medidas, por promoverem a desumanização.

“Trata-se, infelizmente, de medidas que não olham para o factor da dignidade da vida dos trabalhadores e das famílias, por serem motivadoras constantes de despedimentos colectivos”, lamentou.

O sindicalista lembrou que, até ao momento, foram despedidos sete funcionários, com realce para o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Explicou que a desvinculação destes trabalhadores ocorreu no âmbito do despedimento colectivo, tendo em conta as políticas de rentabilização.

Marcolino Alfredo fez saber que o SNEBA, no quadro das suas responsabilidades,   tem estado a analisar com as entidades patronais a necessidade da observância dos direitos lesados, em conformidade com os procedimentos legalmente exigidos, principalmente no domínio da indemnização, com vista a garantir a estabilidade financeira.

Para além das indemnizações, disse que o sindicato está a analisar a  possibilidade de se perdoar a dívida que os despedidos contraíram  junto das instituições  bancárias, antes de 2020.

O SNEBA no Huambo, instituído em 2019, controla mais de 300 filiados, dos 528 funcionários bancários de várias instituições sediadas nesta província.

A província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, conta com agências do BPC, BAI, BFA, BCI, BIC, Banco Sol, BRK, Millennium Atlântico, BCA, BNI, Finibanco, BCH, BMF, BTA, BPA, Standard Bank, nos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, Ecunha, Londuimbali, Cachiungo, Mungo e Ucuma.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+